Bruno Rigo/Revista Agrícola
O Rally Mulheres do Agro abriu a temporada de sua 2ª Edição viajando até a cidade de Pinhalão, em uma das sedes da Emater. Na oportunidade, conversamos com uma das responsáveis pelo projeto ‘Mulheres do Café’, Cintia Mara Lopes de Souza, formada em Economia Doméstica e especializada em Política Pública.
O projeto focado nas agricultoras que trabalham com o cultivo do café, visa proporcionar uma maior visibilidade as produtoras da região e inseri-las no mercado do agronegócio. Cintia conta que o projeto foi criado no final de 2012, em um planejamento dos técnicos da Emater: “percebemos que no final do ano não tínhamos um resultado social concreto para apresentar e isso foi de encontro com a ideia de um colega cafeicultor, que nos chamou e apresentou a ideia desse projeto”. Ela conta que sempre que iam aos eventos técnicos, a mulher estava sempre mais presente, ajudando no campo com as técnicas apreendidas após eventos. “Pela mulher possuir um caráter mais cuidadoso, isso poderia contribuir para uma melhor qualidade do café”, completa.
Cintia conta que a primeira reunião, para apresentar a proposta, contou com 250 mulheres de 16 diferentes municípios: “pensávamos que elas não iriam aderir, pois já faziam muitas coisas nas propriedades”. A aceitação se deu pela vontade de atuar no campo.
A 2ª Edição do Rally Mulheres do Agro, conta com o patrocínio de grandes empresas do agro, como BASF, HELM DO BRASIL, SIMSBIOSE e Grupo VALUE
Confira matéria completa na edição impressa de Abril….