Reduzir 297 toneladas de gás carbônico por ano na atmosfera equivale a plantar cerca de nove mil árvores. Este é o resultado obtido pelo Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da Syngenta Seeds, localizado em Uberlândia (MG), a maior estação de pesquisas da empresa na América Latina. Segundo a empresa, as melhorias na unidade tornaram o local referência em sustentabilidade nas operações da marca, que também busca a preservação de vegetação nativa.
“Queremos ser parte da solução e, portanto, a sustentabilidade precisa estar em tudo o que fazemos, desde o desenvolvimento de produtos inovadores que ajudem os agricultores a enfrentarem os desafios impostos pelas mudanças climáticas, até à minimização dos impactos de nossas operações. Neste contexto, o Centro de Pesquisas e Desenvolvimento de Uberlândia, é um exemplo de como a Syngenta Seeds trabalha a sustentabilidade e a inovação em sua operação, contribuindo para uma agricultura neutra em carbono e reduzindo a intensidade de carbono”, afirma Jair Unfried, Head de Desenvolvimento de Germoplasma de Soja da Syngenta Seeds para a América Latina.
Com 330 hectares de área total (sendo 220 de área experimental), mais de dez mil metros quadrados de estufas e oito mil metros quadrados de laboratórios, a unidade desenvolve sementes com inovação para resistência a pragas, fungos e estresses abióticos, ao mesmo tempo em que procura soluções voltadas à sustentabilidade.
Sustentabilidade em foco – Quase quatro mil painéis fotovoltaicos, para captação de energia solar, geram 180 mil quilowatts de energia limpa por mês, o que corresponde a cerca de 60% do consumo do local. Além disso, foram trocadas 99% das lâmpadas antigas, dos tipos incandescentes e fluorescentes, por modelos LED em todos os setores, economizando energia e diminuindo ainda mais a emissão de CO2. Outra medida foi a adoção da luz natural no dia a dia, já que o novo escritório da unidade foi todo construído em vidro. Há ainda um sistema que mantém a temperatura do ambiente interno, ajustando automaticamente as configurações dos aparelhos de ar-condicionado de acordo com a temperatura externa. Por fim, outra iniciativa sustentável implementada é a coleta de água da chuva, em reservatórios com capacidade de 18 mil litros, para reuso nos banheiros.
No campo da unidade de pesquisa, a irrigação implementada em 45 hectares é feita por gotejo subterrâneo, automaticamente e com decisão baseada em dados. O uso de tratores e drones, aliados a técnicas de smart farm, resultaram na redução de efluentes em mais de 90%.
A unidade em Uberlândia também se destaca como referência na conservação de vegetação natural, colocando como área de preservação permanente (APP) 109 de seus 330 hectares totais.
No Brasil, a Syngenta Seeds possui seis estações de pesquisa focadas no desenvolvimento de sementes convencionais e geneticamente modificadas de milho e soja. Em todas elas, a empresa coloca em prática iniciativas sustentáveis para reduzir a intensidade de carbono em suas operações.