O mês de Abril deve chegar com mais chuvas regulares em todo Brasil, as previsões da Rural Clima, apontam que pelo menos na 1º quinzena do mês, esse deve ser o cenário. “Depois as chuvas tendem a ficar mais concentradas no Sul, porém, sem que venha ocorrer estiagem no centro-norte, apenas chuvas mais irregulares. E não há riscos de frios extremos”, explica o agrometereologista da Rural Clima, Marco Antônio.
E no início de Abril também começam as movimentações para a colheita do café, e existe uma expectativa em relação ao clima para esse período. Quanto a isso, Marco explica que existe a previsão e chuvas frequentes nesse período. Segundo ele, o Pacífico passa por um processo de aquecimento, e a tendência é de um outono inverno, mais úmido.
“Devemos ter um outono inverno mais úmido, com chuvas mais frequentes. E isso poderá atrapalhar a colheita, mas nada que posso trazer fortes prejuízos, apenas paralisações momentâneas”, explica.
E sobre a expectativa do fenômeno El Niño, Marco, ressalta que ainda é muito cedo para afirmação, isso porque as águas do Pacifico em processo de aquecimento, já ocasiona um clima diferente dos últimos 36 meses, sob influência do La Niña. “Ou seja, chuvas mais frequentes ao longo dos próximos meses e uma tendência de ondas de frio a partir da virada de maio pra junho. Nada tão rigoroso, mas dentro da média”, finaliza.