A Cocamar Cooperativa Agroindustrial deu um passo ousado em sua história ao projetar para 2027 a conclusão de uma das maiores e mais modernas esmagadoras de soja do país. A nova planta industrial será construída em Maringá (PR) e terá capacidade inicial para processar 5 mil toneladas de grãos por dia, com possibilidade de expansão para 7,5 mil toneladas diárias no futuro.
A iniciativa faz parte de um amplo plano de modernização do parque industrial da cooperativa, que já incluiu a ampliação da capacidade estática de armazenamento de grãos para 2,8 milhões de toneladas, entre outras melhorias significativas. Com este projeto, a Cocamar elevará sua capacidade de processamento em 70%, fortalecendo ainda mais sua posição no mercado.
Além de aumentar o processamento de soja, uma nova indústria permitirá a ampliação da neutralização da refinaria de petróleo de 200 mil para 350 mil toneladas anuais e oferecerá suporte à expansão da produção de biodiesel. Para atender ao aumento da produção, será construído um terminal rodoferroviário, além de novos espaços para armazenamento de farelo e óleo, e um pátio de triagem ampliado para gerenciar o fluxo crescente de caminhões.
Com um investimento estimado em mais de R$ 1,5 bilhão, o projeto já conta com recursos parcialmente obtidos por meio de uma linha de financiamento da Finep – Financiadora de Estudos e Projetos, vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
“Este é o maior projeto da história da Cocamar”, afirma o presidente executivo, Divanir Higino, destacando que a modernização trará benefícios para os quase 20 mil cooperados, dos quais 70% são pequenos produtores. Com uma planta maior e mais eficiente, a expectativa é de aumentar a geração de renda para os cooperados e contribuições o faturamento da cooperativa.
A obra terá impacto significativo na economia local, com a contratação de mais de 1,5 mil trabalhadores durante sua execução, além de envolver centenas de discussões de serviço da região. A Cocamar reafirma, assim, seu compromisso com a inovação, o desenvolvimento regional e a geração de valor para seus cooperados e comunidades.