Cooperativas do Paraná se unem e lançam nova marca de R$ 7 bilhões
Localizadas nos Campos Gerais, as cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal anunciaram hoje a criação de uma marca conjunta: a Unium
Com mais de 5 mil famílias cooperadas, R$ 7 bilhões de faturamento anual e mais de R$ 500 milhões em investimentos, três das maiores cooperativas do Paraná anunciaram nesta sexta-feira (10), em Castro, nos Campos Gerais, uma união que promete revolucionar o agronegócio paranaense. Frísia, Castrolanda e Capal lançaram a marca Unium.
Presentes no evento de lançamento, os presidentes das cooperativas reforçaram que a marca é resultado de um modelo de negócios idealizado pelas empresas, mas que seguem gestões independentes e continuam com cooperados próprios:
“É o que chamamos de intercooperação. Estávamos buscando uma identidade para nossas marcas, que já trabalham e têm desenvolvimento conjunto”,
revela o presidente da Castrolanda, Frans Borg.
“A Unium surgiu da necessidade de dar empoderamento às cooperativas e irmos para o mercado de forma conjunta”,
complementa Renato Greidanus, da Frísia.
“Este é um projeto no qual já estamos trabalhando há quase dois anos, faz parte de um momento histórico”,
reforça Erik Bosch, da Capal.
Apesar de não haver uma sede administrativa própria da Unium, os diretores não descartam uma futura fusão completa das marcas. “Eu particularmente não posso descartar isso para o futuro”, revela Bosch.
Da mesma forma, neste momento, as famílias cooperadas não precisam necessariamente ser associadas das três cooperativas, explica Borg. “Não existe distinção entre nossos cooperados, a questão é que o investimento nas unidades de negócios é compartilhado”, reforça Renato Greidanus.