A Belasafra 2020 é um evento realizado pela Belagrícola na região de Londrina-PR e tem o intuito de demonstrar inovações tecnológicas do setor de agronegócio para os produtores rurais. A Syngenta como ocorre todos os anos participou da exposição trazendo a estrutura e o maquinário que demonstram o tratamento de sementes industrial. O Gerente de Aplicação do Seedcare Institute, Adhemar Antônio de Oliveira Junior, explicou que por meio de dinâmicas com os produtores a empresa simula o jeito “antigo” de se realizar o tratamento das sementes, com tambores e sem muita segurança e exatidão, para comparar com o avanço tecnológico disponível por meio da Syngenta. “Procuramos trazer de uma forma muito visual e prática o que acontece em uma indústria. A máquina trabalha com cada gota, faz uma aplicação perfeita e uniforme. Os produtores ficam impressionados”, revela Junior. É nesse momento que os benefícios e vantagens aparecem.
O primeiro benefício adquirido no tratamento de sementes industriais é a conveniência. “Poder pegar uma semente já dentro do saco ou no big bag e sair plantando com todos os produtos na dose correta facilita muito para o produtor, que já depende do tempo para realizar o seu plantio”, aponta Junior. A dose correta já administrada na semente é outro ponto a favor na hora da escolha de uma semente com tratamento industrial. Muitas vezes o agricultor não tem na propriedade todos os parâmetros de controle para fazer um bom tratamento e pode, sem querer, colocar uma super dose na semente. “Isso vai fazer com que ela não tenha aquele arranque inicial como esperado. No caso de uma subdose muitas vezes a semente não vai ficar protegida contra percevejo, lagarta, fungo e acaba se perdendo”, explica o gerente de aplicação.
Mais um ponto positivo que o uso do tratamento industrial de sementes garante é a segurança no momento da aplicação. Muitas vezes, por diversos motivos, o agricultor ou o funcionário não usa todos os equipamentos de segurança necessários no momento do tratamento e acaba tendo uma exposição maior ao produto. “O tratamento de semente não é só produto, você pode ter bons produtos, mas que se forem aplicados de forma errada na semente não vai funcionar. Então nós da Syngenta queremos mostrar para o agricultor os benefícios que tem por trás de uma boa semente já tratada de forma industrial”, esclarece Junior.
As sementes são consideradas o insumo de maior potencial produtivo, por isso, um bom tratamento feito na indústria com máquinas bem reguladas, dentro de especificações corretas, com dose certa e com pessoal treinado minimiza quedas na safra e protege a semente para que ela possa expressar seu máximo potencial genético e produtivo. “Tenho certeza de que com o passar do tempo e o avanço da tecnologia o agricultor vai optar pelos benefícios obtidos por meio do tratamento de sementes industriais. Quando olho para o futuro a exatidão da dose e a segurança não tenho dúvidas de que muito rapidamente haverá a adoção do tratamento de sementes industriais em diferentes áreas do nosso país”, reflete Junior. Essas vantagens são muito importantes na hora dos produtores considerarem a opção por fazer em casa ou comprar sementes já tratadas industrialmente.