A Revista Agrícola marcou presença na 28ª edição da Agrishow e, no dia 1º de maio, acompanhou o pronunciamento do governador Tarcísio de Freitas, que por meio de decreto, instituiu novas diretrizes no enfrentamento da emissão de gases de efeito estufa gerados por meio da produção agrícola e pecuária. Além disso, o decreto também cria o Grupo Gestor Estadual (GGE) do Plano ABC+.
Entre as medidas de enfrentamento do Grupo Gestor do plano estão a ampliação da adoção de sistemas, práticas, produtos e processos de produção sustentáveis com vistas à redução das emissões dos gases de efeito estufa na agropecuária paulista e a diminuição da vulnerabilidade e aumento da resiliência dos sistemas de produção do agro. O Plano ABC-SP chega em um período definitivo de produzir ao mesmo tempo em que se conserva os recursos naturais.
O Plano ABC tem por finalidade a organização e o planejamento das ações a serem realizadas para a adoção das tecnologias de produção sustentáveis, selecionadas com o objetivo de responder aos compromissos de redução de emissão de GEE no setor agropecuário assumidos pelo país.
A reportagem da Revista Agrícola, que possui escritório em Pedrinhas Paulista-SP, criou um espaço especifico no portal ragricola.com.br para acompanhar o trabalho deste projeto que visa a ampliação da adoção de sistemas, práticas, produtos e processos de produção sustentáveis. O Plano é composto por sete programas, seis deles referentes às tecnologias de mitigação, e ainda um último programa com ações de adaptação às mudanças climáticas:
- Programa 1: Recuperação de Pastagens Degradadas;
- Programa 2: Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF) e Sistemas Agroflorestais (SAFs);
- Programa 3: Sistema Plantio Direto (SPD);
- Programa 4: Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN);
- Programa 5: Florestas Plantadas;
- Programa 6: Tratamento de Dejetos Animais;
- Programa 7: Adaptação às Mudanças Climáticas.
Acompanhe o portal ragricola.com.br para se manter informado sobre o tema.