Agatha Zago/ Revista Agrícola
Dia 16 de abril marca o aniversário de 45 anos da Embrapa Soja em Londrina. Ao longo de sua história, a instituição desenvolveu estudos em tecnologias que auxiliaram na eficácia e na inovação no setor do agronegócio. A Agro100 e a Agro Ferrari são empresas parceiras da Embrapa e apontam o protagonismo das pesquisas feitas pela entidade nos elevados padrões de produtividade do Brasil. Segundo Carlos Gajardoni, Diretor de Marketing e Clientes das empresas, “o que a Embrapa fez por nós, produtores, e pela população brasileira é uma coisa única no mundo. Sou agrônomo formado em Londrina e frequentei bastante a instituição como estudante. Agora na Agro100 e na Agro Ferrari temos 200 técnicos no campo difundindo conhecimento, muito dos quais vieram da Embrapa”.
O Diretor ressalta as revoluções que os estudos da Embrapa possibilitaram no decorrer das últimas décadas, como a criação de variedades adaptadas que permitem a produção de diversas culturas em solos e clima específicos do país, transformando, por exemplo, o Cerrado em uma das maiores regiões produtoras de soja. “Por meio da Embrapa nós conseguimos produzir em áreas degradadas e ter eficiência não só na agricultura tradicional como na gestão de carnes, frango e suínos. Devemos muito a unidade de pesquisa, pela sua capacidade de levar aos produtores as melhores e mais eficazes soluções para as demandas do setor do agro”, aponta Gajardoni.
A Agro100 e a Agro Ferrari possuem espaços tecnológicos dentro dos eventos de Dia de Campo e na Superagro que, desde a primeira edição, contam com a presença da Embrapa e de outros órgãos de pesquisa públicos. “Como revenda, somo uma grande difusora de tecnologia, mas quem está à frente, criando essas pesquisas e testando novas e valorosas opções, são as instituições de pesquisa. Nosso papel de difusão só existe porque tem empresas como a Embrapa gerando tecnologia. É justamente aí que reside a grande importância dos centros de pesquisa. Cada um constrói um pedacinho dessa teia para levar melhores produções ao produtor brasileiro. É um prazer poder comemorar esse aniversário da Embrapa , uma empresa que apresenta excelência e responsabilidade técnica em suas pesquisas”, declara o Diretor.
Gajardoni ainda enfatizou o respeito profundo que tem pelas pesquisas e inovações feitas pela Embrapa. “Temos orgulho de participar dessa difusão de informação e conhecimento. Parabéns a Embrapa Soja, aos técnicos e diretores. Nessa cruzada de ajudar o homem no campo, que é o nosso foco e orgulho, vocês são peças fundamentais”, conclui.