Apoio aos agricultores se dará via emissão de Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA) no valor de R$ 150 milhões lastreados em títulos financeiros emitidos pelos próprios produtores ou cedidos pelo Agrogalaxy
O AgroGalaxy, um dos maiores grupos de varejo de insumos e serviços do agronegócio brasileiro, fechou com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a emissão de Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA) no valor de R$ 150 milhões, que será usado para dar apoio a mais de 150 produtores rurais, ao longo dos próximos três anos. O BNDES atuará como garantidor desse valor, por meio do produto BNDES Garantia.
A operação foi estruturada em conjunto pelo Bradesco BBI e pela VERT. O Bradesco BBI atuou como coordenador líder e distribuidor dos títulos para os investidores. A VERT, que atua, principalmente, em operações estruturadas e de securitização de créditos, participou como estruturadora e securitizadora da Operação.
O lastro da Operação é composto por Cédulas de Produto Rural com liquidação Financeira (CPR-Fs) emitidas diretamente pelos produtores rurais e/ou por cessão de duplicatas formalizadas diretamente entre os produtores e a Agrogalaxy. O CRA é adquirido por investidores em troca de uma remuneração e, no caso de investidores pessoas físicas, há ainda isenção de Imposto de Renda, como forma de estimular o financiamento privado ao setor agrícola.
O Agrogalaxy, enquanto distribuidor de insumos agrícolas, costuma realizar operações de venda com produtores rurais, nas quais financia o fornecimento de insumos por meio da emissão de CPR-Fs ou duplicatas que serão quitadas ao final da safra, quando o agricultor obtém receitas da comercialização de sua produção.
Maurício Puliti, diretor Financeiro e de Relações com Investidores do Agrogalaxy
“A emissão desses CRAs é motivo de orgulho para o AgroGalaxy, por ser uma operação pioneira e em parceria com grandes nomes do mercado de capitais e que atuam fortemente no fomento do agronegócio brasileiro, trazendo soluções criativas e inovadoras ao crédito privado”, afirma Maurício Puliti, diretor Financeiro e de Relações com Investidores do Agrogalaxy.
Além de unir o pequeno e médio produtor rural ao mercado de capitais, Rafael Garcia, head de renda Fixa do Bradesco BBI, pontua que, “essa operação evidencia que há demanda dos investidores para as estruturas corretas, mesmo em momentos de mercado mais restritivo como o atual”.
Esta é a quarta operação de garantia por meio de emissões de CRAs realizada pelo BNDES, sempre com o intuito de permitir um acesso mais diversificado a fontes de financiamento pelos pequenos produtores rurais.
“Na VERT, acreditamos que o mercado de capitais brasileiro tem um papel de fomentar inovação e as securitizadoras possuem um papel importante de originação na ponta dos créditos, conectando investidores, inclusive pessoas físicas, com pequenos e médios produtores rurais, trazendo alternativas às tradicionais operações do mercado de capitais de grandes empresas do Agro”, comenta Marina Siqueira, head de Estruturação da VERT.