Por meio do projeto de modernização, maior cooperativa agrícola do Brasil aumenta as vendas, gera melhoria no nível de serviço e expande cobertura dos itens com os cooperados
Com o desafio de automatizar seu fluxo operacional das requisições de transferência dos centros de distribuição para as suas 114 unidades, a Coamo, maior cooperativa agrícola do Brasil, adquiriu a solução DRP, da Neogrid, empresa de tecnologia e inteligência que desenvolve soluções para a gestão da cadeia de consumo, para que todas as suas lojas funcionassem de forma integrada.
Até então, cada estabelecimento tinha autonomia de requisitar produtos de qualquer uma das unidades ou centros de distribuição, independentemente de qual era a localização ou nível de estoque, sem levar em consideração, por exemplo, importantes premissas, como frete ou distância.
“Todos os dias, muitos pedidos de transferências eram gerados e percebíamos que não era incomum eles não atenderem uma demanda real e virem de forma não organizada. Isso nos gerou um alerta para a necessidade de procurarmos um parceiro que nos ajudasse a controlar esse fluxo”, afirma David Evangelista, Key User da Ferramenta na Coamo.
Atualmente, com 40% de todos os produtos implantados na tecnologia da Neogrid e com expectativa de chegar a 100% até o final de 2023, a cooperativa otimizou o fluxo operacional e melhorou o nível de serviço por causa da disponibilidade contínua dos produtos, gerando um equilíbrio entre consumo e armazenagem.
Dessa forma, cerca de 90% das requisições passaram a ser automáticas, ou seja, faltaram menos produtos nas prateleiras. Como resultado, gerou mais vendas, aumentou a cobertura dos itens com os cooperados, e ajustou todo o ecossistema junto às safras.
“Já nos primeiros meses de utilização da ferramenta, conseguimos sentir os resultados que esperávamos. A redução do trabalho manual, liberou mais tempo para a nossa equipe realizar análises e melhorar o processo existente, foi de grande valia. A uniformização do processo por meio de parametrizações que a ferramenta segue trouxe segurança e agilidade à nossa operação, dando espaço para criarmos novas ideias de projetos para melhoria contínua de nossas operações”, completa Marcelo Adelino, coordenador de Logística da Coamo.
Assim sendo, o projeto de balanceamento de estoques proporcionou ainda mais relevância para a companhia, fortalecendo a relação com seus cooperados, cuja premissa fundamental é prestar serviços aos associados.
“Nós, da Neogrid, temos orgulho de ter participado desse processo de modernização da cooperativa. Esperamos que a solução continue gerando muitos resultados positivos para a Coamo”, comenta Larissa Peres, Customer Success Management da Neogrid.
Sobre a Coamo – A Coamo respondeu, em 2022, por 3,5% da produção brasileira de grãos, demonstrando sua importância estratégica na produção de alimentos em âmbito nacional e internacional. A cooperativa, que tem mais de 30 mil associados, recebeu em 2022 um total de 7,470 milhões de toneladas. A soja é o principal produto recebido, seguido pelo milho, trigo e café.
A industrialização dos produtos recebidos objetiva agregar valor à produção dos associados e é feita em dois parques fabris – em Campo Mourão (PR) e outro em Dourados (MS). Em Paranaguá, no litoral paranaense, a Coamo mantém terminal marítimo. Na Coamo, os 8.951 funcionários efetivos, com suas competências funcionais, são responsáveis pela condução das operações e atividades da cooperativa.
Sobre a Neogrid – A Neogrid é uma empresa de tecnologia e inteligência que desenvolve soluções para a gestão da cadeia de consumo. Há 24 anos no mercado, construiu um ecossistema de dados e negócios que conecta varejos, indústrias e distribuidores no Brasil e nos mercados mais competitivos do mundo. Com cases de sucesso em empresas de grande porte, tem como principal objetivo aumentar as vendas e a rentabilidade das empresas.