Evento promete representar pelo menos um milhão de cooperados, de todas as regiões do país, de 2 a 4 de julho.
O setor agropecuário estará no centro das atenções do Congresso Conecta Agro (CCAgro), que acontece de 2 a 4 de julho, no Expo Dom Pedro, em Campinas (SP). O evento contará com a Casa do Cooperativismo, um espaço exclusivo dedicado à troca de experiências, à geração de negócios e ao debate sobre os rumos do setor.
A proposta do CCAgro é integrar, em um mesmo ambiente, cinco grandes encontros do agronegócio: o tradicional Encontro Nacional das Cooperativas Agropecuárias (ENCA), o Top Farmers, o Encontro de Gestão dos Cafeicultores, e os estreantes MegaPec e Top Farmers Cana. A expectativa é reunir mais de 4 mil produtores rurais, dirigentes de cooperativas, especialistas e empresas de todo o país, com programação intensa distribuída em duas plenárias simultâneas, espaços de exposição e rodadas de networking.
De acordo com o Anuário do Cooperativismo Brasileiro 2024, publicado pela OCB, o setor agropecuário é o mais representativo entre os ramos do cooperativismo no Brasil, com 1.179 cooperativas, mais de 1 milhão de cooperados e 257 mil pessoas empregadas. Em 2023, essas cooperativas movimentaram algo em torno de R$ 423,1 bilhões, mesmo com a leve retração de 1,6% em relação ao ano anterior, reflexo da estabilização dos preços das commodities e dos insumos agrícolas.
“O cooperativismo agropecuário é uma das engrenagens mais sólidas da economia brasileira. Ele não apenas gera renda e oportunidades no campo, mas também é essencial para garantir a segurança alimentar e energética do país. No CCAgro, queremos reforçar o papel das cooperativas como protagonistas na busca por soluções integradas e eficientes diante dos desafios climáticos, de mercado e produção. É um espaço para discutir o futuro com quem já está construindo esse presente todos os dias em todas as regiões produtoras do Brasil”, afirma Luciana Martins, diretora executiva do Grupo Conecta, conselheira de empresas e palestrante do CCAgro.
Entre os nomes já confirmados no evento estão o comentarista político Caio Coppola, o psiquiatra Augusto Cury, o especialista em inovação Walter Longo, o presidente da Câmara de Comércio Brasil-China, Charles Tang, e o escritor Fábio Ruiz. Todos estarão presentes nas plenárias com análises sobre política, economia, saúde mental, inovação e novas oportunidades de negócios.