Setor de defensivos agrícolas anuncia metas até 2020 em prol das abelhas .
Realização do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), o Colmeia Viva® anunciou no último dia 19, em Brasília, o Compromisso 2020, com o plano de metas até o ano de 2020. Trata-se de um movimento do setor de defensivos agrícolas para estimular a valorização da proteção racional dos cultivos, o serviço de polinização realizado pelas abelhas, a proteção da biodiversidade e o respeito à apicultura.
Na ocasião, 14 empresas assinaram um compromisso público para chancelar mais um passo do manifesto lançado pelo setor em 2015, rumo ao cumprimento do propósito de promover o uso correto de defensivos agrícolas na agricultura brasileira para proteger os cultivos e contribuir no direito básico de alimentação das pessoas, respeitando a apicultura, protegendo as abelhas e o meio ambiente.
O diretor de marketing da FMC, Shandrus Carvalho, ressalta a importância desse movimento.
“Apoiamos essa iniciativa tão importante para o desenvolvimento sustentável do agronegócio brasileiro. A FMC tem, entre seus pilares estratégicos, a sustentabilidade e responsabilidade com o meio ambiente, com a produção de alimentos e a sociedade em que vivemos. Nosso propósito é o de semear e cultivar a vida, juntos. Por isso, sabemos da importância e nos orgulhamos de participar desse compromisso, pois essa ação está diretamente alinhado com nosso propósito de contribuir em prol das boas práticas e sustentabilidade por meio de um relacionamento próximo e duradouro com agricultor e agora com os apicultores”,
explica.
Carvalho destaca também que a FMC já vem investindo fortemente em produtos biológicos e propondo aos produtores uma nova forma de produzir por meio de um manejo integrado entre o químico e biológico, gerando uma cadeia virtuosa de sustentabilidade e produtividade.
“Ter cuidado com a vida e o meio em que vivemos juntamente com os apicultores é essencial para contar com um melhor equilíbrio da natureza e garantir o alimento seguro, saudável e de qualidade para nosso País e para o mundo. Somente juntos atingiremos os objetivos desse programa e nós da FMC estamos comprometidos com isso. Queremos incrementar a produtividade sim, mas protegendo e tratando com respeito às abelhas e o meio ambiente”,
comenta. As metas até 2020 são balizadas por princípios básicos e bandeiras de prioridades que retratam os esforços de um grupo de trabalho multidisciplinar liderado pelo Sindiveg com a participação das associadas signatárias, por meio de suas áreas técnicas de stewardship, regulatório, relações institucionais e de comunicação, continuamente dedicadas ao tema com o propósito único de realizar uma série de iniciativas que ganham mais força a partir deste momento.