Agronegócio Destaque Notícias

George Hiraiwa fala sobre importância das novas tecnologias na sucessão no campo

Head de Relações Institucionais da Cocriago ainda coloca o hub de portas abertas a todos que se interessam por inovações no campo

A sucessão familiar no campo é um tema crucial para garantir a continuidade das atividades agrícolas ao longo das gerações. Com o avanço da tecnologia, tornou-se evidente que a sua importância é fundamental nesse processo, permitindo uma transição suave e eficiente entre pais e filhos.

A agricultura tradicional, que muitas vezes se baseava em métodos e técnicas passadas de geração em geração, está sendo transformada pela inserção de soluções tecnológicas. A adoção dessas ferramentas no campo traz inúmeros benefícios, tanto para a produtividade quanto para a gestão do negócio agrícola.

Pensando neste tema tão importante, a reportagem da Revista Agrícola conversou com George Hiraiwa, sócio e head de Relações Institucionais do hub Cocriagro. Confira o bate-papo a seguir:

Revista Agrícola (RA): George, dentro de sua experiência no agro e de sua relação com grandes empresas, como você enxerga hoje a importância das novas tecnologias no processo de sucessão no campo?

George Hiraiwa (GH): É uma pergunta interessante, porque hoje, para você fazer um trabalho de tocar um trator ou uma colheitadeira é impressionante o nível tecnológico que está embarcado nestes equipamentos. Realmente tem que ter um curso específico para isso, e agora estão vindo os drones, que é outro tipo de exigência técnica que vem ganhando uma velocidade impressionante. Nos últimos anos, a McKinsey [empresa estadunidense de aconselhamento tecnológico] fez uma pesquisa interessante, em que apontou que o agricultor brasileiro tem praticamente 15 anos a menos, na média, que o agricultor americano. Isso significa que o produtor rural do Brasil é jovem. E estamos atravessando a questão da digitalização em nossas vidas em todos os momentos. No agro isso é uma consequência natural, se tornando fundamental na questão da sucessão no campo. Tem exemplos de pais mais velhos que deixam os filhos trazerem a tecnologia no campo e a sucessão ocorre naturalmente, muito rápido. É fundamental para esses pais darem essas oportunidades para os jovens implementarem seus métodos.

RA: Você acredita que esse interesse dos jovens de hoje pelo agro passa por essa questão da tecnologia?

GH: Olha, é impressionante. Agora em abril acabamos de fazer a ExpoLondrina e eu ficava observando que as próprias crianças pequenas, quando entravam na cabine dos tratores cheios de painéis digitais, brilhavam os olhos. Imagina isso num jovem de hoje, com 30 ou 40 anos e que toca a propriedade. Não tem jeito, o futuro está aí já. É lógico que sempre vão ter aqueles que aprendem muito rápido as novas funções tecnológicas das máquinas, mas também sempre vão existir aqueles com mais dificuldade. Existe, mas essas pessoas vão ficando cada vez mais para trás.

RA: O Brasil hoje é cotado para ser o “celeiro do mundo” na questão de produção de alimentos. Há uma perspectiva de que a Terra chegue, em breve, a nove ou 10 bilhões de habitantes, o que põe uma grande responsabilidade sobre o país no sentido de aumentar a produtividade. Na sua opinião, esse processo de sucessão que estamos vivendo nesta nova geração, é extremamente importante essa questão das novas tecnologias para que o aumento de produtividade seja sustentável?

GH: Essa nova geração que vem vindo aí, eu vejo que eles são sustentáveis “na veia”. Eles aprendem na escola a importância da preservação ambiental e da utilização de recursos. E a tecnologia traz esse tipo de informação. O jovem se apaixona por novas tecnologias e não tenho dúvidas que nós seremos sim o grande sustentáculo do mundo na produção de alimentos, de forma sustentável.

RA: O que a Cocriagro pode oferecer para os pais que têm filhos interessados nas tecnologias que envolvem o agro?

GH: Para falar do Cocriagro a gente remete a sete anos atrás, quando iniciamos todo esse movimento de inovação aqui dentro da Sociedade Rural do Paraná. A Cocriagro nasceu dos anseios da nossa governança, a Agro Valley. Então a cada dia temos novidades, sempre vem gente interagir e trazer mais coisas para acrescentar. Esses dias eu estava aqui recebendo duas empresas muito interessantes, uma trazendo um pulverizador autônomo e outra que trouxe a questão dos biológicos mais fortes para o Brasil. Todo dia tem conexão, todo dia tem novidade. O hub Cocriagro é livre para todo produtor, toda empresa e a todos que forem curiosos. Estamos sempre de portas abertas.

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado.

Participar do Grupo

You may also like

Leia Mais