Foi realizado entre os dias 30 de agosto e 1° de setembro, em Palmas/TO, o 1° Encontro Nacional sobre Pegada de Carbono na Aquicultura, realizado pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), junto à Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura (Sepea) do Governo do Tocantins, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e Instituto Federal do Tocantins.
O Instituto de Pesca (IP-APTA) foi convidado pelo Departamento de Desenvolvimento e Inovação, do Ministério da Pesca e Aquicultura, para participar do evento, sendo representado pela pesquisadora Fabiana Garcia. Ela teve a oportunidade de assistir apresentações com o que há de mais atual sobre o tema do Encontro. Hoje, no último dia, Garcia está participando de uma oficina de valiosas discussões junto a produtores, pesquisadores, gestores, visando “à criação de um documento voltado a políticas públicas de redução de emissão dos gases de efeito estufa”.
O evento em formato híbrido, que pode ser assistindo no YouTube, visa pensar, discutir e criar estratégias para minimizar a emissão de gases do efeito estufa, por meio de pesquisas e do cultivo de pescados e demais organismos aquáticos próprios para a alimentação, o que reduz o impacto na atmosfera.
Estiveram presentes também no evento, a secretária Nacional de Aquicultura, Tereza Nelma, que representou o Ministério da Pesca e Aquicultura, e Danielle de Bem Luiz, chefe-geral da Embrapa Pesca e Aquicultura.
Instituto de Pesca – O Instituto de Pesca é uma instituição de pesquisa científica e tecnológica, vinculada à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, que tem a missão de promover soluções científicas, tecnológicas e inovadora para o desenvolvimento sustentável da cadeia de valor da Pesca e da Aquicultura.