Agronegócio Destaque Notícias

Maior parte do lucro da produção da soja no Brasil vai para o exterior

Nota técnica revela que apesar da intensificação de produção da soja no Brasil a maior parte do lucro dessa cadeia não fica no país

O mercado bilionário da cadeia da soja no Brasil gerou, apenas no ano agrícola de 2019/2020, uma receita bruta de US $86,9 bilhões, dos quais somente US $31,6 bilhões foram absorvidos por grupos empresariais brasileiros. No entanto, apesar de receber subsídios e isenções fiscais no Brasil, quem absorve a maior parcela dos lucros gerados são grandes corporações internacionais, principalmente estadunidenses, europeias e chinesas.

Estes são alguns dados levantados pela nota técnica do WWF-Brasil, que compila estudos relevantes sobre a cadeia da soja e revela que além da desproporcionalidade na divisão dos lucros, há um conjunto de ônus e impactos socioambientais que acabam sendo absorvidos e internalizados quase que exclusivamente pela sociedade brasileira.

O estudo explica que grandes corporações estrangeiras dedicam relevante esforço para expandir a sua dominação dos diferentes segmentos associados à produção da soja, incluindo os mercados de sementes, agrotóxicos, fertilizantes, máquinas agrícolas, processamento, transporte, financiamento e exportação. Entre as principais estratégias para ganhar controle do segmento estão os processos de fusão e aquisição de empresas brasileiras.

O resultado desse controle adquirido pelas multinacionais é a redução da participação brasileira na receita gerada e no modelo de governança da produção. Assim, enquanto o lucro vai para fora do país, o prejuízo socioambiental gerado pela expansão acelerada da área cultivada com soja permanece no Brasil.

As importações da União Europeia de commodities agrícolas, por exemplo, foram relacionadas a um desmatamento de mais de 145 mil hectares de ecossistemas tropicais em 2018.

Cerrado segue desprotegido – Segundo o estudo, a crescente demanda global por soja estimula a expansão da produção brasileira. O avanço da fronteira da soja aumenta a pressão sobre os ecossistemas naturais. O Cerrado, por exemplo, está entre os biomas mais ameaçados por essa expansão. Entre 1985 e 2021, foram 8,1 milhões de hectares de novos plantios de soja, uma área maior que a superfície da Bélgica e da Holanda juntas.

Sobre o WWF Brasil – O WWF-Brasil é uma ONG brasileira que há 26 anos atua coletivamente com parceiros da sociedade civil, academia, governos e empresas em todo país para combater a degradação socioambiental e defender a vida das pessoas e da natureza. Estamos conectados numa rede interdependente que busca soluções urgentes para a emergência climática.

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado.

Participar do Grupo

You may also like

Leia Mais