A diretora executiva da Fundação Agrihouse e Embaixadora Internacional do Rally Mulheres do Agro, Alberta Nana Akyaa Akosa, foi homenageada com o Prêmio Agrifood Future 2024 no evento Agrifood Future em Salerno, Itália.
Alberta Akosa foi reconhecida por suas contribuições excepcionais para o fortalecimento dos sistemas agroalimentares em toda a África, particularmente em Gana.
O prestigiado evento, que foi monitorado on-line, foi organizado em conjunto pela Unioncamere e pela Câmara de Comércio de Salerno, com o patrocínio do Parlamento Europeu, dos ministérios italianos da Agricultura, Soberania Alimentar e Florestas, Meio Ambiente e Segurança Energética, do Google e do Made in Italy.
Ele redefine o setor agroalimentar da Itália com discussões práticas e orientadas para reformas, expandindo o debate global sobre sistemas agroalimentares.
Sobre o Prêmio
Ao entregar o prêmio, o presidente da Unioncamere, Andrea Prete, elogiou a Alberta por sua paixão e determinação. “Alberta Nana Akyaa Akosa tem uma visão clara para o futuro da alimentação. Agradecemos sua atenção aos jovens e mulheres”
“Por esta razão, podemos imaginar uma colaboração também na África, com a Agrifood Future e entre a Câmara de Comércio de Salerno, o Parlamento Europeu, os Ministérios Italianos e a Fundação Agrihouse”, disse ele.
Resposta
Respondendo ao reconhecimento, Alberta Akosa enfatizou que “a comida une o mundo! Onde há comida, há paz; onde há paz, há desenvolvimento; e onde há desenvolvimento, há sustentabilidade.
“Estou profundamente encorajada por todas as pessoas maravilhosas aqui. Obrigada por me receberem tão calorosamente e me fazerem sentir em casa. Estou incrivelmente grata”, disse ela.
Akosa dedicou o prêmio a todas as mulheres comprometidas com o ato de servir à humanidade por meio da agricultura.
“É também para todas as mulheres que estão continuamente demonstrando atos de coragem, paixão, compaixão, determinação, ousadia e consistência para avançar o sistema agroalimentar. Acredito que compartilhamos um vínculo comum com este prêmio”, acrescentou Alberta.
Ela disse que o assunto da alimentação era extremamente importante, considerando que foi o primeiro trabalho que Deus deu ao homem, trabalhar no Jardim do Éden.
“Agora, você e eu temos uma grande tarefa para proteger o futuro da comida. Mas o futuro já está aqui, o futuro é agora, o futuro sou eu e o futuro é você.
Ela disse que uma em cada cinco pessoas no mundo depende da agricultura animal para sua subsistência e, portanto, “nossas ações e omissões influenciarão muito nossos sistemas alimentares atuais e as gerações futuras.
Comunidade global
Ela estava confiante de que em 2025, a Fundação Agrihouse fortaleceria seu relacionamento de trabalho com o Presidente Prete, o Professor Alex, a Unioncamere e o Rural Hack
Foi criada uma equipe para garantir uma comunidade global com uma representação maior de ganeses, africanos e caribenhos para participar das conversas no avanço de práticas agroalimentares inovadoras.
[09:50, 16/11/2024] Fabiane Cavina: Nossa ela é fina