O objetivo é analisar dados agronômicos, meteorológicos, de drones e de satélites em tempo real para melhorar os processos de planejamento, de otimização e de gestão de riscos na cadeia de valor da companhia
São Paulo, 27 de setembro de 2016 – A Raízen, uma das empresas de energia mais competitivas do mundo, poderá prever, com até um ano de antecedência, qual será a capacidade de produção da safra de cana-de-açúcar em todas as suas unidades. Isso passa a ser possível devido à parceria fechada com a Space Time Analytics, startup brasileira de inteligência artificial. O modelo é inédito no Brasil não só pelo formato como foi desenvolvido como pela escala de produção.
A plataforma, em sua primeira versão, permitirá o melhor planejamento da operação agrícola. Será possível aperfeiçoar o gerenciamento de riscos em toda a cadeia – desde o plantio até a operação comercial.
A previsão é que um novo sistema comece a operar nos próximos meses. O acordo foi firmado após um ano de trabalho conjunto. A primeira solução da parceria estratégica, A-RowTM, automatizou a identificação de 100% das linhas de plantio da Raízen, mapeando as falhas de plantio com melhor assertividade e velocidade 20 vezes maior em comparação com tecnologias / métodos convencionais. Após a experiência, as empresas avaliaram que havia a oportunidade para pesquisar, desenvolver e operar uma plataforma de inteligência artificial proprietária de forma conjunta como base para o futuro competitivo e de inovação contínua da Raízen nos mercados de açúcar, etanol e bioenergia.
“Nossa parceria de inovação com a Space Time Analytics é estratégica e vai gerar um impacto positivo na utilização dos nossos ativos físicos e biológicos, aumentando a produtividade e reduzindo o risco operacional de nosso negocio”, afirma João Alberto Abreu, vice-presidente executivo de Etanol, Açúcar e Bioenergia da Raízen. E ressalta “A inovação e a tecnologia digital está revolucionando o setor sucroenergético. Essa indústria em breve será reconhecida como uma das mais inovadoras do nosso país”.
“Estamos muito entusiasmados por nos tornarmos parceiros estratégicos da Raízen para a inovação em suas operações, alavancando nossas avançadas plataformas de inteligência artificial, com o objetivo de aumentar sua produtividade e competitividade no mercado brasileiro e internacional”, ressalta Juan Carlos Castilla-Rubio, CEO da Space Time Analytics.