A rodada, que confirma a sólida trajetória da Solinftec como líder em agricultura digital, é o maior investimento já registrado em uma Agtech na América Latina.
Líder mundial de SaaS (Software-as-a-Service) na agricultura, a Solinftec anuncia sua Série B com uma rodada de US﹩ 40 milhões, liderada pela Unbox Capital, empresa de investimento, que tem os acionistas controladores do Magazine Luiza como investidores âncora (BVMF: MGLU3).
Criada em 2007 no interior de São Paulo por um grupo de engenheiros de automação liderado por Britaldo Hernandez, a Solinftec é uma empresa de soluções tecnológicas que apoiam produtores rurais otimizando os processos agrícolas em tempo real, que levam a uma redução de custos e aumento de eficiência e produtividade, de forma sustentável, em mais de oito milhões de hectares (20 milhões de acres). Diariamente, 35 mil equipamentos agrícolas conectados e 120 mil usuários interagem por meio de tablets, computadores e celulares com sua plataforma de IA (Inteligência Artificial) ALICE.
As soluções da empresa não somente tem alto impacto econômico, gerando economias que podem exceder 30%, como também aumentam significativamente a sustentabilidade das operações agrícolas como, por exemplo, redução de consumo de combustível de até 25%, aumento de eficiência nas máquinas agrícolas de até 50% e redução no uso de defensivos em até 15%. Com operações em onze países, entre eles Brasil, EUA, Canadá e Colômbia, a Solinftec é líder no monitoramento de lavouras de cana, grãos (milho, trigo e soja), fibra (algodão) e perenes (café, uvas e laranja). Nos quatro últimos anos a empresa cresceu mais de dez vezes e hoje conta com 500 funcionários, dos quais 200 são focados em tecnologia e desenvolvimento de produtos.
“A Solinftec está enfrentando o problema alimentar do mundo, explorando continuamente novas fronteiras tecnológicas que permitem aumentar a produção de alimentos com menos recursos. Com tecnologia, estamos mudando a maneira como os alimentos são produzidos”, diz Britaldo Hernandez, fundador e CTO da Solinftec.
“A rodada liderada pela Unbox Capital nos ajudará a levar nossas soluções a um público mais amplo e a acelerar o desenvolvimento de produtos e a expansão geográfica. O mundo todo fala em agricultura sustentável e a Solinftec viabiliza de forma concreta, real e prática que os produtores rurais sejam mais sustentáveis utilizando menos insumos, reduzindo custos e aumentando a produtividade, em tempo real, pois os insumos são aplicados nas melhores condições. Sem essa informação, até 70% dos insumos são aplicados nas piores condições, gerando desperdício e perda de até 100% do que é aplicado. Portanto, não poderíamos estar mais empolgados com o futuro”, acrescenta Rodrigo Iafelice dos Santos, CEO da Solinftec.
“A Solinftec é uma empresa com DNA de inovação que, combinada com a cultura dos empreendedores de desenvolver soluções escaláveis com clara proposta de valor para seus clientes, está transformando o agronegócio”, diz Patricia Moraes, Sócia Fundadora da Unbox Capital.
“Nós experimentamos em primeira mão a transformação digital do setor de varejo no Brasil, por isso acreditamos fortemente na tecnologia como uma força disruptiva. Estamos muito felizes com nossa parceria na Solinftec, uma empresa que está liderando a transformação digital da agricultura”, comenta Luiza Helena Trajano, Presidente do Conselho do Magazine Luiza.
A Unbox se une à TPG Alternative & Renewable Technologies (TPG ART), investidor na Série A que também acompanhou a Série B da empresa. “Estamos muito empolgados com o fato de a Unbox ter se juntado a nós como investidora na Solinftec”, diz Roel Collier, membro do Conselho da Solinftec e sócio da Circularis (TPG ART). “Sua experiência única acelerará ainda mais a liderança global da Solinftec, reduzindo o impacto ambiental da agricultura global, contribuindo para um planeta mais saudável e sustentável”, conclui.