José Luis Tejón Megido, membro do conselho Científico Agro Sustentável (CCAS), foi escolhido pela ABAG (Associação Brasileira do Agronegócio) como Personalidade do Ano do Agronegócio “Ney Bittencourt de Araujo” em 2023. A cerimônia de entrega do prêmio é um evento importante no calendário de influenciadores do país e será realizada em 07 de agosto.
Tejón é um orador internacional, professor e escritor renomado. Ele é reconhecido como uma das principais autoridades nas áreas de marketing no agronegócio, gestão de vendas, liderança, motivação e superação humana, tendo sido eleito Top of Mind de RH.
O homenageado expressou sua emoção ao receber o prêmio com o nome de Ney Bittencourt de Araújo, especialmente por ter trabalhado ao lado dele por 17 anos, parte desse tempo na mesma equipe, acompanhando a trajetória que levou o conceito legítimo de agribusiness para o Brasil.
Tejón destaca que esse processo de compreensão e implementação do conceito resultou no Brasil se tornando atualmente a potência global em termos de produção agroalimentar, agroenergética e agroambiental, com uma forte presença cooperativista. Ele defende que, com a ciência trabalhando em conjunto com uma abordagem centrada no ser humano no agronegócio, poderíamos dobrar o tamanho do setor nos próximos 12 anos.
“É muito comovente e me emociono a cada instante que penso e relembro. Ele está sempre presente nas minhas aulas, nas minhas palestras e nos meus textos. Ele nunca saiu do meu lado. Muito obrigado à diretoria e ao conselho da ABAG, esse prêmio é muito mais amplo para mim e quero compartilhar com toda a sociedade brasileira, lideranças, com toda equipe e pessoas que junto com o Ney também trabalharam para chegarmos a este ponto, que é um ponto de inflexão e de re-inspiração do Brasil pros próximos 10, 12, 15 anos”, afirmou Tejón.
O homenageado ressaltou também que, além de ser uma pessoa incrível, Ney Bittencourt de Araújo foi um visionário brilhante, um empresário inspirador e consciente da relevância da tecnologia na região tropical do nosso planeta: “Portanto, eu tenho aqui com este prêmio um aumento considerável das minhas responsabilidades com relação à educação e a difusão do legítimo conceito de agronegócio para toda a sociedade brasileira. Muito obrigado a todos da ABAG, em especial ao presidente Caio Carvalho”, finalizou.
José Otávio Menten, presidente do CCAS, comentou sobre a conquista de Tejón e afirmou o papel fundamental que o amigo exerce: “Além de um currículo invejável, a maneira como o Tejón se comunica se enquadra perfeitamente com a proposta do CCAS, que é discutir temas relacionados à sustentabilidade da agricultura lastreados em verdades científicas para comprovar a sustentabilidade das atividades agrícolas e, mais do que isso, se posicionar de maneira clara e acessível para toda população”, comemorou Menten.
Quem é Tejón Megido? – José Luis Tejón Megido possui vasta formação acadêmica, tendo se graduado em Jornalismo e Publicidade pela Cásper Líbero, além de ter mestrado em Educação, Arte e História da Cultura pelo Mackenzie e doutorado em Educação pela UDE/Uruguai. Também é especializado em Marketing pela área de administração, tendo estudado em instituições renomadas como Harvard, Pace University, MIT/EUA e INSEAD/França.
Além de acadêmico, Tejón é consultor, conferencista internacional, conselheiro e escritor, tendo criado a TCA International e sendo Sócio-Diretor da agência de consultoria e publicidade Biomarketing. Ele é também comentarista de agronegócio na Rádio Eldorado/Estadão e membro de diversos conselhos, incluindo o Conselho Científico Agro Sustentável e o Conselho Superior do Agronegócio. É membro e fundador da Associação Brasileira de Marketing Rural & Agronegócio.
Além disso, Tejón é professor e coordenador do programa Master Science Food & Agribusiness Management da Audencia Business School, de Nantes/França e Brasil, pela FECAP. Ele é professor convidado de programas In Company em diversas instituições, como FGV, INSPER, FIA e FDC Fundação Dom Cabral.
Tejón é autor e coautor de 35 livros, sendo pioneiro no marketing do agronegócio brasileiro com a obra “Marketing & Agronegócio” (Megido & Xavier), além de ter escrito diversos best-sellers, como “Guerreiros não nascem prontos” e “O poder do incômodo”. Dois de seus livros tem, inclusive, publicação na Europa.
É amplamente reconhecido como um dos mais destacados palestrantes internacionais em superação. É uma das maiores autoridades nas áreas de marketing agropecuário, gestão de vendas, liderança, motivação e superação humana. Antes de se dedicar à consultoria e palestras, Tejon ocupou cargos de destaque em diversas empresas, incluindo a Oesp Mídia, do Grupo Estado de São Paulo, o Grupo Agroceres e a Jacto S/A. É articulista de várias mídias, incluindo Band Terra Viva, Mundo Coop, Feed & Food, Canal do Criador, Estadão Agro Online, Grupo NDTV Santa Catarina, Grupo RIC Paraná, Jornal A Tarde Bahia e o site Notícias Agrícolas. É curador de conteúdo do CNMA (Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio).
Tejón é frequentemente homenageado e premiado por sua atuação, recebendo o Top de Marketing da ADVB e o Troféu Great Key Speaker da Olmix na França, além de ter sido eleito para o Hall da Fama pela Academia Brasileira de Marketing e ter recebido o prêmio Destaque Imprensa pela AEASP em 2016. Em 2018, foi agraciado com o Prêmio Lide na categoria Comunicação, sendo mencionado como o campeão nacional de Marketing.
Recebeu ainda o prêmio máximo na categoria de professor conferencista no Brasil, sendo eleito “Top of Mind” pelo Prêmio Estadão de RH. Em 2013, recebeu a Medalha do Mérito Acadêmico da ESPM. A Revista Isto É Dinheiro Rural o elegeu como uma das 100 personalidades mais influentes do agronegócio e a Massey Ferguson o homenageou como destaque no agrojornalismo brasileiro no ano de 2017.